1 Gravidez X Escoliose


O cuidado com a coluna durante a gravidez
Julia fala da adaptação da coluna durante a gestação
Esse é um tema complexo! Aliás, a coluna é complexa por si só, e a gravidez idem. Quando juntamos as duas, temos que ver no que vai dar. Para quem já sente dores nas costas antes da gestação, o maior medo é que elas piorem. Para quem não tem, o maior medo é passar a tê-las. Afinal, se tem uma coisa que todos nós queremos distância, é da dor… Na coluna então, nem se fala!


O que me inspira a escrever sobre isso aqui hoje é a quantidade de perguntas que recebo, frequentemente, de leitores do meu blog e até de jornalistas, sobre como foi levar uma gravidez convivendo com a escoliose. Para os que desconhecem, escoliose é um desvio tridimensional da coluna vertebral, que gera uma deformidade lateral, como se fosse uma letra "S". Como eu tive que me submeter à cirurgia, a curiosidade das pessoas fica ainda maior. Entendo perfeitamente esse questionamento, porque eu mesma também tive muitas dúvidas sobre como a coluna costuma se comportar, enquanto carregamos nossos bebês na barriga e principalmente como seria comigo, um caso de escoliose. Bom, na verdade isso depende de pessoa para pessoa, como tudo. Mas as notícias que vêm de mim são animadoras:


1-) Não, eu não tive dores, nenhuma sequer. A região da lombar, com o passar dos meses ficou um pouco mais cansada e, portanto, me obrigava a dar uma encostadinha de vez em quando na cama ou no sofá. Mas dor mesmo, nem passou por perto.    


2-) O fato de ser operada não me atrapalhou em nada: continuei com todos os movimentos normalmente. Depois de um tempo, o que atrapalha na verdade é o barrigão e não as costas!


3-) Procurei fazer caminhadas esporádicas e leves, ao ar livre, para liberar a tensão do corpo.


4-) Poderia ter feito o esporte que desejasse: o médico liberou a maioria das coisas. Não fiz de preguiçosa.


5-) Não fiz Pilates (depois dos três meses) e nem Fisioterapia, pelo mesmo motivo de cima. Mas eu sei que essas atividades teriam me ajudado bastante a me sentir mais solta e menos cansada.


6-) O meu parto foi cesárea, pois a principio eu só poderia tomar anestesia geral. Isso por causa da barra de metal, que deixa pouco espaço para a aplicação de uma peridural na coluna. No fim deu tudo certo e não precisei da geral. Se soubéssemos disso desde o início, sim, eu poderia ter tentado o parto normal tranquilamente.


O mais importante de tudo, para quem deseja evitar compensações e dores nas costas durante a gravidez, é seguir as recomendações médicas ao máximo possível, inclusive no quesito ganho de peso. Com certeza, quanto maior o peso, maiores as chances de se ter dores e incômodos, não só na coluna, mas no corpo todo. Além disso, tente manter-se em movimento sempre que possível. Dar uma andada e fazer uma hidroginástica leve, sempre ajuda. Mas claro, nunca faça nada sem que seu médico saiba. Afinal, cada caso é um caso.


No mais, é só esperar o bebezão vir ao mundo e ser feliz!!!!

1 comentários:

Camila V. disse...

http://comosobreviveraescoliose.blogspot.com.br/ eese blog tambm é bem legal =D

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

P�gina Anterior Pr�xima P�gina Home
 

Copyright © 2012 Pitaco Pink! Elaborado por Marta Allegretti
Usando Scripts de Mundo Blogger