8 Fisioterapeutas alertam !


 Com a volta às aulas, os pais não devem só se preocupar com o desempenho de seus filhos na escola. Mas devem ficar atentos também ao peso das mochilas e da postura de seus filhos em sala de aula. A fisioterapeuta Fernanda Sá, do Centro Multidisciplinar da Dor (RJ) aponta os diversos riscos de uma criança carregar peso demais na mochila ou sentar-se inadequadamente nas carteiras.
Ela dá dicas e sugestões de como evitar problemas na coluna, que muitas vezes se originam na infância e se estendem ao longo da vida.
Pesquisas realizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que 85% das pessoas sentem dores nas costas decorrentes de problemas na coluna. Se ainda não sentiu irá sentir. E essa dor pode ter origem na infância e na adolescência em decorrência de 2 grandes vilões: mochilas excessivamente pesadas e posturas inadequadas adotadas em sala de aula. Não podemos esquecer que essas crianças e adolescentes passam a maior parte de suas vidas dentro das escolas, carregando pesos e sentadas, portanto toda atenção para a promoção da educação e prevenção devem ser disponibilizados dentro e fora das escolas.
Uma referência essencial é que o peso da mochila nunca deve ultrapassar o equivalente a 10% do peso da criança ou adolescente. Por exemplo uma criança que pese 40 kg a mochila não deve ultrapassar 4 kg.

Saber escolher a mochila é importantíssimo mas não termina por aqui. Saber como melhor distribuir o material dentro da mochila, como regular a alça, como carregar é fundamental para manter uma boa saúde da coluna e evitar problemas a curto e a longo prazo. A coluna vertebral tem como característica funcional compensar qualquer carga aplicada a ela por um longo período de tempo.

A curto prazo, a criança ou o adolescente pode relatar dorsalgia, que são dores nas costas que podem estar associadas à disfunções musculares, neurais (nervos), articulares. Podemos encontrar relatos de cervicalgia, dor cervical, no pescoço que pode vir junto com uma cefaléia; e a dor lombar.
A longo prazo, quando há o agravamento dos sintomas e o não tratamento da causa, observamos o desenvolvimento de discopatias ( doenças do disco intervertebral ou desgaste), aumento das curvaturas da coluna vertebral como as hiperlordoses lombares e cervicais, as hipercifoses e as escolioses ( as curvas em S).
Mochilas de rodinhas são recomendáveis desde que sejam adaptadas corretamente a altura do puxador para que a acriança não fique com a coluna curvada pois, neste caso, podem acarretar problemas iguais ou até piores do que as mochilas convencionais.

Confira algumas dicas
·         Use sempre as duas alças, uma em cada ombro para distribuir bem o peso evitando assim sobrecarga de um lado só;
·         Arrumar os objetos/material dentro da mochila de forma que os mais pesados fiquem no fundo e próximos ao corpo;
·         As alças não podem estar compridas, a mochila de estar posicionada mais ou menos a oito centímetros acima da cintura para melhor absorver o peso;
·         Para colocar e retirar a mochila das costas é simples: colocar uma alça, apoiar a mochila no quadril e depois passar o braço pela outra alça;
·         Para levantar a mochila do chão cuidado ! Suspenda-a com as duas mãos para distribuir o peso entre os dois braços, mantendo a coluna alinhada, os joelhos flexionados.
Torne-se um pai ou mãe participativo:
- Pergunte ao seu filho se ele ou ela sente dores nas costas
- Observe se há mudança postural significativa quando seu filho carrega a mochila
- Observe se seu filho demonstra estar desconfortável ao colocar ou tirar a mochila dos ombros
- Observe se seus filhos reclamam de sinais neurológicos, como formigamento e dormência nos braços e mãos
- Busque por escoriações e contusões nos ombros
- Ajude seu filho a escolher a menor mochila que irá atender às necessidades deles
 
É fundamental que os pais fiquem atentos às alterações posturais de seus filhos, crianças que reclamam constantemente de dores de cabeça, nos ombros e nas costas, devem ser submertidas à uma rigorosa avaliação postural.


8 comentários:

Nêssa disse...

Amei seu blog janaína, já estou te seguindo.
Bjks no coré e sucesso sempre. :g

moh ;) disse...

(: ,mt bom o blog (: seguindo :*

Crooked Spine disse...

Ah que com que vcs gostaram meninas , em breve vou postar mais coisas !

Vamos nos falando !

Beeijos :g

Mari Lopes disse...

Jana, eu sofria bastante na escola por causa de material. Tinha que levar 6 cadernos todos os dias fora os livros. Tinha que ser 1 caderno para cada matéria, era sofrido. Para não judiar da minha coluna muitas vezes levava todo o peso na mão. O importante é saber equilibrar o peso nas costas para não prejudicar. Suas dicas são ótimas.

Crooked Spine disse...

Eu também ja sofri muito por causa do material , principalmente por causa dos livros que são muito pesados .
Exatamente , o importante é saber distribuir esse peso !
Ah que bom que vc gostou ! Minha intenção é exatamente essa , de ajudar vcs :)

Andreza Hoffmann disse...

Boa tarde flor, achei interessante os assuntos que vc trata em seu blog, voltarei em breve pra visita-la E obrigado por visitar meu blog, volte sempre,e se for minha seguidora me Avise pra que eu lhe siga tbm ;)♥ bjs.. ótima semana.*Confere lá no blog o resultado do sorteio+1 ano de blog, e tem dois selos especiais do blog lá, pegue eles, vou adorar! :g xoxo
http://dezahoffmannmoda.blogspot.com/2012/02/1-ano-de-blog-resultado-do-sorteio.html

Crooked Spine disse...

Boa tarde ! Ah que vc gostou :a

Magina , volte sempre viu !!

Beeijos :g

Andreza Hoffmann disse...

Voltarei sempre concerteza, e aqui estou :g .estou te seguindo ,ok? xoxo

http://dezahoffmannmoda.blogspot.com/

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

P�gina Anterior Pr�xima P�gina Home
 

Copyright © 2012 Pitaco Pink! Elaborado por Marta Allegretti
Usando Scripts de Mundo Blogger